A Herança de Cristo

24.10.2015

Que é o homem para que Vos lembrei dele? Que novo e grande mistério me envolve! Sou ao mesmo tempo pequeno e grande, humilde e sublime, mortal e imortal, terreno e celeste. Devo ser sepultado com Cristo, ressuscitar com Cristo, participar na herança de Cristo, tornar-me filho de Deus e, mais ainda, Deus mesmo.

S. GREGÓRIO DE NAZIANZO, “Oração 7”

Diálogo Cristão-Budista em Coimbra

22.10.2015

Dando continuidade a um encontro e diálogo com vários séculos — no qual a cultura portuguesa foi pioneira — e particularmente vivo na actualidade, juntar-me-ei a Paulo Borges neste evento organizado pelo Círculo do Entre-Ser e Maitreya: Núcleo de Estudo do Dharma de Coimbra, acolhido pelo Instituto Universitário Justiça e Paz.

Falarei como leigo dominicano sobre o texto do Mestre Ajahn Buddhadasa, “As Quatro Moradias Divinas: Amizade, Compaixão, Alegria Apreciativa e Equanimidade”. Paulo Borges falará sobre a Carta aos Filipenses onde Paulo fala do auto-esvaziamento (kenose) de Cristo, bem como sobre o “Sermão 52” do dominicano Mestre Eckhart sobre a bem-aventurança da pobreza em espírito.

A Ressurreição Acontece Hoje

18.10.2015

O n.º 375 do Laicado Dominicano contém uma tradução que fiz a partir de excertos de uma entrevista a Timothy Radcliffe, OP antigo Mestre da Ordem dos Pregadores, conduzida por Lucette Verboven e incluída no livro The Dominican Way (Londres: Continuum, 2011). Dei-lhe o título “A Ressurreição Acontece Hoje”, que é a primeira frase da resposta à última pergunta (“Dizes que não é suficiente recontar a história da ressurreição, mas que precisamos também de uma iniciação na experiência. O que queres dizer?”). Deixo uma citação:

A religião é muitas vezes associada a um certo tipo de moralidade de que não gostamos?

A moralidade é fazer aquilo que mais desejamos fazer. Tomás de Aquino disse que as pessoas são fundamentalmente boas e procuram a bondade que é Deus. Corre mal quando nos deixamos capturar por pequenos desejos que não nos podem satisfazer. D. H. Lawrence coloca isso desta forma: “A ocupação dos nossos grandes pensadores é dizer-nos dos nossos desejos profundos, não continuar a guinchar os nossos pequenos desejos aos nossos ouvidos” (“A propósito de O Amante de Lady Chatterley”). Ensinar uma visão moral não quer dizer andar a dizer às pessoas o que é permitido e o que é proibido. É convidar as pessoas a descobrirem a luz dos Evangelhos, o seu apetite fundamental pelo bem.

Filho do Homem

17.10.2015

[O] Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.

Lc 19,10

A Misericórdia: Um Evangelho por Habitar

06.10.2015

O Laço Rompido

06.10.2015

A nossa vida escapou
como um pássaro do laço dos caçadores;
rompeu-se o laço e nós libertámo-nos.

Sl 124(123)