Proclamar a Comunidade

28.08.2011

A primeira vez que li numa celebração eucarística foi no dia 4 de Setembro de 2010. Lembro-me como se fosse hoje. Estava na Sé Nova de Coimbra a meditar sobre os mistérios em silêncio, quando o sr. Rafael se aproximou de mim e me convidou para ler a primeira leitura do Antigo Testamento (do livro da Sabedoria) e o salmo.

Este convite vindo de alguém que não me conhecia, que me acolheu, foi comovente. Foi a demonstração cabal da dimensão comunitária da fé cristã, que se alarga com as viagens que fazemos, com as igrejas que visitamos, com os encontros que vão tecendo a nossa existência e fazendo a nossa história — a Igreja é sempre maior do que pensamos.

Entretanto, já li diversas vezes. Participar na Liturgia da Palavra como leitor é uma grande responsabilidade. Cabe-nos a nós proclamar a Palavra de Deus e nesse gesto proclamar a comunidade que é a Igreja, um corpo que lê, escuta, reflecte, responde, é atravessado e transformado pela vida das palavras, isto é, que encontra nelas a fonte de uma nova vida.