Nos 500 anos do Sermão de Montesinos

13.12.2011

A Ordem dos Pregadores propõe uma série de eventos em volta do conhecido sermão do frade dominicano António de Montesinos, que ficou na História como a primeira defesa dos direitos naturais e humanos dos índios americanos:

Foi no IV Domingo do Advento do ano de 1511 que na ilha de Santo Domingo de La Hispaniola, actual República Dominicana e Haiti, que Fr. António de Montesinos, em nome da Comunidade, prega um sermão em que defende os direitos dos índios:

Com que direito e com que justiça tendes estes índios em tão cruel e horrível servidão? Com que autoridade fizestes tão detestáveis guerras a estas gentes que estavam nas suas terras, mansas e pacíficas, onde consumistes um número infindável delas com mortes e estragos nunca ouvidos? Como é que os tendes tão oprimidos e esgotados, sem lhes dar de comer nem curar as suas doenças, que pelos excessivos trabalhos a que os sujeitais vos morrem, melhor será dizer, os matais, para arrancarem e, conseguirem ouro todos os dias. E que cuidado tendes em que sejam doutrinados e conheçam o seu Deus e criador, sejam baptizados, oiçam missa, guardem as festas e domingos? Estes não são homens? Não têm almas racionais? Não sois obrigados a amá-los como a vós mesmos? Não entendeis isto?

Este sermão, recolhido por fr. Bartolomeu de Las Casas, na sua História das Índias, tornou-se o grande testemunho de uma Igreja perto dos pobres e dos indefesos, abrindo uma dimensão profética da justiça e paz.

Nós, Dominicanos, iremos assinalar este acontecimento, quinhentos anos depois, nas mesmas datas litúrgicas e históricas, com as seguintes actividades:

17 Dez.:

Retiro de Advento (9:30-18:00), sob o tema por caminhos da justiça e da verdade. (inscrição até 15 Dez., 15 euros)

Tolentino Mendonça, “É pela Sede que se Aprende a Água?: O Paradoxal Caminho das Bem-Aventuranças”

Rui Grácio, OP, “O Sermão de Montesinos, Hoje, Aqui e Agora: Algumas Perguntas, Desafios e Tarefas”

18 Dez.:

Missa do IV Domingo do Advento (12:00), com a distribuição de uma cópia do Sermão de Montesinos.

19 Dez.

Exibição do filme También la lluvia (2010) (21:00), real. Icíar Bollaín, com Gael García Bernal, Luis Tosar e Karra Elejalde. (entrada livre)

21 Dez.:

Sermão de Montesinos (21:30), lido por Luís Miguel Cintra e complementado com o canto de peças gregorianas de Advento. (entrada livre)

Local: Convento de São Domingos, R. João de Freitas Branco 12, Lisboa
Informações: 210322300