Uma Mensagem de Apoio à Greve Geral

14.11.2012

O pe. Constantino Alves, da Liga Operária Católica, explica neste breve texto disponibilizado pela CGTP-IN por que razões apoia esta greve geral:

Porque é um direito dos cidadãos recorrerem à greve, quando há problemas laborais graves ou os direitos sociais básicos são postos em causa e foram esgotadas outras formas para a sua resolução.

Porque neste momento o desemprego, a precariedade e a desregulamentação laboral avança como um buldózer demolidor, que além de privar as pessoas do direito ao trabalho e à dignidade, base de sustentação e realização, provoca uma angústia e um sofrimento a milhões de pessoas em Portugal.

Porque o empobrecimento cresce avassaladoramente, a fome é já uma realidade, a austeridade e os sacrifícios impostos, de forma desigual, não têm contribuído para a resolução dos gravíssimos problemas que enfrentamos.

Porque o Estado Social, conquista civilizacional, instrumento e expressão da solidariedade numa sociedade tem vindo a ser reduzido, apostando-se em modelos societários assentes no liberalismo têm acentuado escandalosamente as desigualdades sociais.

Porque a Greve Geral se enquadra numa consciência nacional de exigência de outro modelo de desenvolvimento e de novas políticas que levantem a confiança e a esperança.

Porque como cristão devo estar sempre do lado dos mais pobres e oprimidos, independentemente das organizações, partidos ou governos que promovem as iniciativas.