As Exigências do Evangelho

14.12.2012

Apresento hoje uma comunicação no seminário Religião: Diálogo, Política, Preconceito, organizado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Chama-se “As Exigências do Evangelho: Gustavo Gutiérrez e a Dimensão Política da Teologia”. É uma discussão em torno da teologia da libertação, principalmente a partir da obra do seu inventor, o peruano Gustavo Gutiérrez. Pertence ao primeiro painel da tarde que começa às 14:30.

Deixo uma citação de Gutiérrez, traduzida por mim, do livro The Power of the Poor in History (Eugene, OR: Wipf & Stock Publishers, 2004), que dá o tom do que vou transmitir:

[O] pobre não existe como um facto inescapável do destino. A existência dele ou dela não é politicamente neutra e não é eticamente inocente. Os pobres são um subproduto do sistema em que vivemos e pelo qual somos responsáveis. Eles são os marginalizados pelo nosso mundo social e cultural. Eles são os oprimidos, o proletariado explorado, roubados do fruto do seu trabalho e despojados da sua humanidade. Daí que a pobreza dos pobres não peça uma generosa acção de alívio, mas exija que construamos uma ordem social diferente.