Da notícia da Agência Ecclesia:
Um Deus que Dança: Itinerários para a Oração é o novo livro do padre José Tolentino Mendonça, que vai ser lançado em Lisboa a 7 de junho.O volume constitui “um caso particular” nas obras do diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, dado que “o seu conteúdo não foi pensado, originalmente, para ser lido, mas para ser escutado”, sublinham os responsáveis pela edição em nota enviada hoje [...].
A primeira parte do volume, intitulada ‘Livro das Pausas’, é constituída por meditações inspiradas em textos bíblicos, lidas no site www.passo-a-rezar.net pelos atores Pedro Granger e Susana Arrais, cujas locuções podem ser ouvidas no CD que acompanha o livro.
A obra, com prefácio do encenador Luís Miguel Cintra e ilustrações do arquiteto e padre jesuíta João Norton, oferece no segundo capítulo, designado ‘Livro dos Andamentos’, “orações poéticas” lidas aos microfones da Rádio Renascença.
“Acredito num Deus que dança”, “imiscuído, engajado, detetável até pelo impreciso radar dos sentidos, suscetível de ser invocado pelos motores de busca das nossas persistentes interrogações ou do nosso silêncio”, escreve o autor na introdução.
Para o poeta e biblista, as palavras, “por pobres que sejam, constituem pontes de corda lançadas sobre a amplidão do mistério”, e nelas se perscruta o “assobio que anuncia os passos do viandante que chega ou que parte”.
O professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa sublinha que “a oração não se constrói de palavras, mas de relação”, pelo que o “mais importante” é a “celebração de um encontro”.
A sessão de lançamento do livro realiza-se às 18h00, no espaço da companhia Olga Roriz, com a presença de José Tolentino Mendonça, Luís Miguel Cintra e João Norton.