Um Novo Projecto: Terra da Fraternidade

27.09.2022

Foi lançado hoje o Terra da Fraternidade, disponibilizado aqui. Tem uma equipa de três pessoas: Deolinda Machado, professora, dirigente associativa e da Liga Operária Católica - Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC-MTC); Joaquim Mesquita, operário fabril do sector alimentação, dirigente da CGTP-IN, e militante da Base-FUT e da LOC-MTC; e eu, coordenador da equipa. Eis os princípios do projecto:

Terra da Fraternidade é um espaço independente e inclusivo de encontro e intervenção no âmbito religioso, alimentado por vozes de diferentes tradições e espiritualidades que lutam pelo progresso social.

Terra da Fraternidade é guiado por um espírito humanista de fraternidade e amizade social, adoptando o caminho da cultura do diálogo, a conduta da colaboração mútua, e o método e critério do conhecimento recíproco.

Terra da Fraternidade defende a ecologia integral e o cuidado da casa comum como fundamentos, nas esferas do ambiente, da economia, da cultura, do uso dos recursos, da vida quotidiana, e das sociedades.

Terra da Fraternidade promove a união e o esforço conjunto de quem se empenha na construção de uma sociedade e um mundo assente na justiça, na solidariedade, e na fraternidade — de respeito pela dignidade humana, de igualdade social, de liberdades e direitos dos cidadãos, de aprofundamento da democracia, de primazia do trabalho sobre o capital, de desenvolvimento económico e justa repartição da riqueza, de destino universal dos bens, de acesso e diversidade cultural, de equilíbrio ambiental, de soberania e independência nacional, de paz, amizade e cooperação entre os povos, e de desarmamento generalizado.

Terra da Fraternidade tem uma equipa, coordenada por um dos seus membros, que faz a gestão editorial de um sítio electrónico que publica e difunde notícias, entrevistas e reflexões em consonância com os fundamentos e objectivos enunciados em cima.