Reine nos vossos corações a paz de Cristo. A palavra de Cristo habite em vós com toda a sua riqueza.— Col 3,15,16.
Novas Criaturas
A Alegria da Missão
O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu: enviou-me para levar a boa-nova aos que sofrem, para curar os desesperados, para anunciar a libertação aos exilados e a liberdade aos prisioneiros.— Is 61,1.
Mês Dominicano pela Paz 2023
A preparação para esta celebração virtual é uma boa oportunidade para reler a carta do Mestre da OP sobre o Mês Dominicano pela Paz deste ano.
Mary, All Pure
Fig. relief sculpture at the Church of St. Anthony of Padua, Terni.
Was the wisdom of God unable to form a pure dwelling, and to remove every stain of human nature from it? Perhaps God could not prepare a clean habitation for His Son by preserving it from the common contagion?— St. Anselm of Canterbury, OSB.
Confissão e Súplica
Murchávamos como folhas secas, e as nossas maldades arrastavam-nos como o vento. Ninguém invocava o teu nome, nem se esforçava por se apoiar em ti; porque escondias de nós a tua face, e nos entregavas às nossas iniquidades.Mas Tu, Senhor, é que és o nosso pai. Nós somos a argila e Tu és o oleiro. Todos nós fomos modelados pelas tuas mãos.
— Is 64,7-8.
Tudo em Todos
E quando todas as coisas lhe tiverem sido submetidas, então o próprio Filho se submeterá àquele que tudo lhe submeteu, a fim de que Deus seja tudo em todos.— 1Cor 15,28.
Unidos a Cristo
Não somos nem da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os outros, mas vigiemos e sejamos sóbrios.— 1Ts 5,5-6.
A Sabedoria Deixa-se Encontrar
Quem por ela madruga não se cansará:
há-de encontrá-la sentada à sua porta.— Sab 6,14.
A Graça da Humildade
O maior de entre vós será o vosso servo. Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.— Mt 23,11-12.
Filiação Divina
Vede que amor tão grande o Pai nos concedeu, a ponto de nos podermos chamar filhos de Deus; e, realmente, o somos! É por isso que o mundo não nos conhece, uma vez que o não conheceu a Ele.— 1Jo 3,1.
O Mandamento do Amor
“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Jesus disse-lhe: “Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o maior e o primeiro mandamento.” O segundo é semelhante: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”— Mt 22,36-39.
Caminhos do Reino de Deus
Pois o nosso Evangelho não se apresentou a vós apenas como uma simples palavra, mas também com poder e com muito êxito pela acção do Espírito Santo.— 1Ts 1,5.
A Vinha Descuidada
Esperou deles a justiça,
e eis que só há injustiça;
esperou a rectidão
e eis que só há lamentações.— Is 5,7.
A Juventude do Papa Francisco
Sou leitor assinante do Le Monde Diplomatique - edição portuguesa. Agora sou também autor de um artigo publicado na edição de Outubro do jornal, “A Juventude do Papa Francisco”. Foi um gosto. Um agradecimento pessoal ao João Rodrigues, que me convidou, e à Sandra Monteiro, que dirige a publicação.
A União em Cristo
Se tem algum valor uma exortação em nome de Cristo, ou um conforto afectuoso, ou uma solidariedade no Espírito, ou algum afecto e compaixão, então fazei com que seja completa a minha alegria: procurai ter os mesmos sentimentos, assumindo o mesmo amor, unidos numa só alma, tendo um só sentimento; nada façais por ambição, nem por vaidade; mas, com humildade, considerai os outros superiores a vós próprios, não tendo cada um em mira os próprios interesses, mas todos e cada um exactamente os interesses dos outros.— Fl 2,1-4.
As Portas Abertas da Salvação
Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos.— Mt 20,16.
50 Anos, 50 Histórias
O livro comemorativo dos 50 anos do Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP) foi apresentado hoje. Na sessão, a apresentação do livro esteve a cargo do pe. Peter Stilwell, antigo professor de teologia da Universidade Católica Portuguesa e actual director do Departamento das Relações Ecuménicas e Diálogo Inter-religioso do Patriarcado de Lisboa da Igreja Católica. O IUJP nasceu no final de 1971 como resposta da Igreja Católica de Coimbra ao mundo do ensino superior, da ciência e da cultura. Atravessou períodos muito diversos ao longo da sua história, com desafios distintos.
Fui convidado para escrever um texto de duas páginas para o volume. A minha “história” levou o título “Para a Cidade Fraterna”.
Perdoar é Aproximarmo-nos de Deus
Perdoa ao teu próximo o mal que te fez, e os teus pecados, se o pedires na tua oração, serão perdoados. Um homem guarda rancor contra outro homem, e pede a Deus que o cure? Não tem compaixão do seu semelhante, e pede o perdão dos seus pecados?— Sir 28,2-4.
Proximidade Inelutável
Mas, no meu coração, a sua palavra era um fogo devorador, encerrado nos meus ossos. Esforçava-me por contê-lo, mas não podia.— Jr 20,9.
Cada Vez que Eu Venho Aqui
Minha vida tem sentido, cada vez que eu venho aqui
E te faço o meu pedido de não me esquecer de ti
Meu amor é como este pão, que era trigo
Que alguém plantou, depois colheu
E depois tornou-se salvação, e deu mais vida
E alimentou o povo meuEu te ofereço este pão
Eu te ofereço meu amor
Eu te ofereço este pão
Eu te ofereço meu amorMinha vida tem sentido, cada vez que eu venho aqui
E te faço o meu pedido de não me esquecer de ti
Meu amor é como este vinho, que era fruto
Que alguém plantou, depois colheu
E depois encheu-se de carinho
E deu mais vida, e saciou o povo meuEu te ofereço vinho e pão
Eu te ofereço meu amor
Eu te ofereço vinho e pão
Eu te ofereço meu amor— PADRE ZEZINHO, “Minha Vida Tem Sentido”.
Deus Está no Inesperado
O Senhor disse-lhe então: “Sai e mantém-te neste monte, na presença do Senhor; eis que o Senhor vai passar.” Nesse momento, passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento, que fendia as montanhas e quebrava os rochedos diante do Senhor; mas o Senhor não se encontrava no vento. Depois do vento, tremeu a terra. Passou o tremor de terra e ateou-se um fogo; mas nem no fogo se encontrava o Senhor. Depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma brisa suave. Ao ouvi-lo, Elias cobriu o rosto com um manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna.— 1Rs 19,11-13.
A Palavra Testemunha
De facto, demo-vos a conhecer o poder e a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, não por havermos ido atrás de fábulas engenhosas, mas por termos sido testemunhas oculares da sua majestade.— 2Pe 1,16.
Deus em Nós
Porque àqueles que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem uma imagem idêntica à do seu Filho, de tal modo que Ele é o primogénito de muitos irmãos. E àqueles que predestinou, também os chamou; e àqueles que chamou, também os justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou.— Rm 8,29-30.
O Coração Serenado
É assim que também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois não sabemos o que havemos de pedir, para rezarmos como deve ser; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que examina os corações conhece as intenções do Espírito, porque é de acordo com Deus que o Espírito intercede pelos santos.— Rm 8,26-27.
A Semente de Deus
Assim como a chuva e a neve descem do céu,
e não voltam mais para lá,
senão depois de empapar a terra,
de a fecundar e fazer germinar,
para que dê semente ao semeador e pão para comer,
o mesmo sucede à palavra que sai da minha boca:
não voltará para mim vazia,
sem ter realizado a minha vontade
e sem cumprir a sua missão.— Is 55,10-11.
Vida em Cristo
Mas, se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos. Sabemos que Cristo, ressuscitado de entre os mortos, já não morrerá; a morte não tem mais domínio sobre Ele. Pois, na morte que teve, morreu para o pecado de uma vez para sempre; e, na vida que tem, vive para Deus.— Rm 6,8-10.
Graça de Cristo
Com efeito, o que se passa com o dom gratuito não é o mesmo que se passa com a falta.— Rm 5,15.
Amor de Deus, Fonte de Esperança
Se, de facto, quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com Ele pela morte de seu Filho, com muito mais razão, uma vez reconciliados, havemos de ser salvos pela sua vida. Mais ainda, também nos gloriamos em Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, por quem agora recebemos a reconciliação.— Rm 5,10-11.
Chamamento
Aparição
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: “A paz esteja convosco!”— Jo 20,19.
A Razão da Esperança
No íntimo do vosso coração, confessai Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça.— 1Pe 3,15.
Jesus, Caminho para o Pai
“Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim? As coisas que Eu vos digo não as manifesto por mim mesmo: é o Pai, que, estando em mim, realiza as suas obras.”— Jo 14,10.
José Operário, Santo e Companheiro
Gerard van Honthorst, De jeugd van Jezus (1620).
Hoje, 1.º de maio, celebra-se o Dia do Trabalhador e também a Memória de São José Operário. Com São José, a Igreja Católica volta-se para a protecção de quem vive do seu trabalho e é alvo de injustiças e provações, aquelas pessoas cujos direitos são violados ou não são sequer reconhecidos. A 3 de Outubro de 2017, no contexto da divulgação de um manifesto dos movimentos da Pastoral Operária, o Papa Francisco fez um de muitos apelos à defesa da dignidade e defesa dos direitos dos trabalhadores. Dizia ele que ”é preciso denunciar as situações em que se violam esses direitos e ajudar no que contribua para um autêntico progresso do homem e da sociedade.”[1] Mas vai mais longe e mais fundo. Na carta apostólica “Patris Corde” de 2020, por ocasião do 150.º aniversário da declaração de São José como padroeiro dos trabalhadores, escreveu: “São José era um carpinteiro que trabalhou honestamente para garantir o sustento da sua família. Com ele, Jesus aprendeu o valor, a dignidade e a alegria do que significa comer o pão fruto do próprio trabalho.”[2] Lutemos contra a exploração, para que cada trabalhador possa usufruir do fruto do seu trabalho, na companhia de São José Operário.
_____________________
[1] Ana Carrilho, ”Papa Apela à Defesa dos Direitos dos Trabalhadores”, Rádio Renascença, 3 Out. 2017, https://rr.sapo.pt/noticia/religiao/2017/10/03/papa-apela-a-defesa-dos-direitos-dos-trabalhadores/
94887/.
[2] Papa Francisco, carta ap. “Patris Corde” (por ocasião do 150.º aniversário da declaração de São José como padroeiro dos trabalhadores), 8 Dez. 2020, https://www.vatican.va/content/francesco/pt/
apost_letters/documents/papa-francesco-lettera-ap_20201208_patris-corde.html.
O Bom Pastor
O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Em verdes prados me faz descansar
e conduz-me às águas refrescantes.
Reconforta a minha alma
e guia-me por caminhos rectos, por amor do seu nome.
Ainda que atravesse vales tenebrosos,
de nenhum mal terei medo
porque Tu estás comigo.
A tua vara e o teu cajado dão-me confiança.— Sl 23,1-4.
Emaús
Ao chegarem perto da aldeia para onde iam, fez menção de seguir para diante. Os outros, porém, insistiam com Ele, dizendo: “Fica connosco, pois a noite vai caindo e o dia já está no ocaso.” Entrou para ficar com eles.— Lc 24,28-29.
Louvor a Deus
Bendito seja Deus, Pai do Nosso Senhor Jesus Cristo, que na sua grande misericórdia nos gerou de novo — através da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos — para uma esperança viva.— 1Pe 1,3.
O Amor Segundo Cristo Jesus
Tornando-se semelhante aos homens e sendo, ao manifestar-se, identificado como homem, rebaixou-se a si mesmo, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.— Fp 2,7-8.
Cântico de Esperança
A minha alma volta-se para o Senhor,
mais do que a sentinela para a aurora.— Sl 130,6.
Ver como Libertação
Jesus declarou: “Eu vim a este mundo para proceder a um juízo: de modo que os que não vêem vejam, e os que vêem fiquem cegos.”— Jo 9,39.
Amor Imerecido, Amor Reconciliador
Mas é assim que Deus demonstra o seu amor para connosco: quando ainda éramos pecadores é que Cristo morreu por nós.— Rm 5,8.
Em Vós Esperamos
A nossa alma espera no Senhor;
Ele é o nosso amparo e o nosso escudo.
Nele se alegra o nosso coração
e em seu nome santo confiamos.
Venha sobre nós, Senhor, o teu amor,
pois depositamos em ti a nossa confiança.— Sl 33,20-22.
O Espírito contra a Tentação
Então, o Espírito conduziu Jesus ao deserto, a fim de ser tentado pelo diabo. Jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: “Se Tu és o Filho de Deus, ordena que estas pedras se convertam em pães.” Respondeu-lhe Jesus: “Está escrito: Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”— Mt 4,1-4.
Como Deus Ama
Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores.— Mt 5,43-45.
Humanos Pecados
Ele pôs diante de ti o fogo e a água; estende a mão para o que quiseres. Diante da humanidade estão a vida e a morte; o que ela escolher, isso lhe será dado, pois é grande a sabedoria do Senhor.— Sir 15,16-18.
O Jejum Agradável
Se retirares da tua vida toda a opressão, o gesto ameaçador e o falar ofensivo, se repartires o teu pão com o faminto e matares a fome ao pobre, a tua luz brilhará na tua escuridão, e as tuas trevas tornar-se-ão como o meio dia.— Is 58,9-10.